e-mail
areaRestrita
Cursos » Trompa
Local: Comunidades Nossa Senhora de Fátima
Comunidade Nossa Senhora de Fátima: às terças-feiras - períodos matutino e vespertino.
A trompa é um instrumento de sopro da família dos metais, muito importante na orquestra sinfônica moderna. Consiste num tubo metálico de 3,7 metros de comprimento, ligeiramente cônico, com um bocal numa das extremidades e uma campânula (ou pavilhão) na outra, enrolada vária vezes sobre si mesmo como uma mangueira, e munido de três ou quatro chaves, de acordo com o modelo. O trompista aciona as chaves com a mão esquerda, e com a mão direita dentro do pavilhão ajuda a controlar o fluxo de ar dentro do instrumento, e é pela ação conjunta das chaves, da mão direita no interior da campânula, e do sopro do trompista que as notas são produzidas em diferentes alturas e timbres. É um instrumento dificílimo de tocar, mas não há nada como estudar para conseguir: o trompista não só tem que ter um ouvido afinadíssimo e saber solfejar com precisão, como também tem que ter uma coordenação motora perfeita para controlar os músculos das mãos direita, esquerda e a própria respiração.
 
O timbre da trompa é o mais rico em harmônicos, assemelhando-se muito à voz humana. A mão dentro da campana permite uma enorme variedade de timbres.
Disciplinas

Teoria e Percepção Musical

Através de exercícios rítmicos com os recursos naturais do próprio corpo, exercícios de percepção auditiva simultânea de voz e ritmo, ditados solfejos, jogos e audição comentada de músicas populares, folclóricas e eruditas, esta disciplina desenvolve o sentido rítmico e melódico a partir da vivência musical, desperta a percepção gradativa dos elementos e conceitos estruturais da música, estimula a improvisação musical e ensina a leitura rítmica e melódica.


História da Música: Em construção

Matrículas

Local

Sala da coordenação do projeto “Orquestra em Ação”, na Escola Estadual José Francisco dos Santos, situada na Rua Porto Velho, 2336 - Bairro Dom Bosco (próximo ao Hospital Municipal) Ji-Paraná/RO.

Datas e horários

Documentos

Cópia da certidão de nascimento ou carteira de identidade.

Cópia de um comprovante de residência.

Foto 3X4 atual.

CPF do responsável pela matrícula, maior de 18 anos.