e-mail
areaRestrita
Cursos » Viola clássica
Local: Escola Estadual José Francisco

A Viola Clássica (Ou erudita) não tem parentesco com a Viola Caipira. É um instrumento utilizado em orquestras, sendo inclusive mais antigo que o Violino.

Seu nome original era "Viola da Gamba" e era tocada apoiada no solo, com um espigão, usando-se o arco para tanger as cordas. Com o passar do tempo, o espigão foi abolido e passou a ser apoiada no ombro.
 
Possui quatro cordas e seu som é mais grave que o do violino. Já a Viola "caipira" é mais parecida com o Violão, podendo ter 10 ou 12 cordas e cerca de 40 afinações diferentes.
Disciplinas

Teoria e Percepção Musical

Através de exercícios rítmicos com os recursos naturais do próprio corpo, exercícios de percepção auditiva simultânea de voz e ritmo, ditados solfejos, jogos e audição comentada de músicas populares, folclóricas e eruditas, esta disciplina desenvolve o sentido rítmico e melódico a partir da vivência musical, desperta a percepção gradativa dos elementos e conceitos estruturais da música, estimula a improvisação musical e ensina a leitura rítmica e melódica.


História da Música: Em construção

Matrículas

Local

Sala da coordenação do projeto “Orquestra em Ação”, na Escola Estadual José Francisco dos Santos, situada na Rua Porto Velho, 2336 - Bairro Dom Bosco (próximo ao Hospital Municipal) Ji-Paraná/RO.

Datas e horários

Documentos

Cópia da certidão de nascimento ou carteira de identidade.

Cópia de um comprovante de residência.

Foto 3X4 atual.

CPF do responsável pela matrícula, maior de 18 anos.

Galeria de Fotos