Voltar 28 de Setembro de 2018

Viola Clássica


Viola Clássica

Local: Escola Estadual José Francisco

A Viola Clássica (Ou erudita) não tem parentesco com a Viola Caipira. É um instrumento utilizado em orquestras, sendo inclusive mais antigo que o Violino.

Seu nome original era "Viola da Gamba" e era tocada apoiada no solo, com um espigão, usando-se o arco para tanger as cordas. Com o passar do tempo, o espigão foi abolido e passou a ser apoiada no ombro.

Possui quatro cordas e seu som é mais grave que o do violino. Já a Viola "caipira" é mais parecida com o Violão, podendo ter 10 ou 12 cordas e cerca de 40 afinações diferentes.

 

DISCIPLINAS

Teoria e Percepção Musical

Através de exercícios rítmicos com os recursos naturais do próprio corpo, exercícios de percepção auditiva simultânea de voz e ritmo, ditados solfejos, jogos e audição comentada de músicas populares, folclóricas e eruditas, esta disciplina desenvolve o sentido rítmico e melódico a partir da vivência musical, desperta a percepção gradativa dos elementos e conceitos estruturais da música, estimula a improvisação musical e ensina a leitura rítmica e melódica.

 

MATRÍCULAS

Local

Sala da coordenação do projeto “Orquestra em Ação”, na Escola Estadual José Francisco dos Santos, situada na Rua Porto Velho, 2336 - Bairro Dom Bosco (próximo ao Hospital Municipal) Ji-Paraná/RO.

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA

Fotocópias

CPF do aluno

RG ou certidão de nascimento do aluno

Comprovante de Residência

Cartão SUS

Declaração da Escola que estuda

RG e CPF do responsável 

1 foto 3x4


Agende uma Visita
Como Colaborar
Depoimentos
Flashback

Apoiadores

Melissa Mel
SGC
Epa Encadernações
Carvalho e Porto
Governo de RO