Voltar 10 de Novembro de 2013

Associação de Amigos da Orquestra comemora 10 anos


Associação de Amigos da Orquestra comemora 10 anos
A Associação de Amigos da Orquestra comemorou no último dia 24 de outubro seu 10º aniversário de existência com um belíssimo concerto de seu produto cultural mais notável: A Filarmônica Orquestra em Ação.  A orquestra, sob a regência de seu maestro Wendeon França Rodovalho, executou peças populares brasileiras e internacionais com a participação dos cantores José Humberto de Lima, Elcineide Costa Thomas, Indianara Cazuza e Marconi Henrique(PacMan).
 
A apresentação encantou as mais de 400 pessoas que vieram até a Comunidade Divino Espírito Santo para prestigiar o resultado do trabalho que a Associação de Amigos da Orquestra vem desenvolvendo nestes 10 anos oferecendo o ensino gratuito de música a crianças, jovens e pessoas da comunidade.
 
Fundada em 01 de outubro de 2003, no município de Ji-Paraná-RO, a Associação enfrentou grandes adversidades na construção do trabalho educacional e artístico uma vez que não havia estrutura física adequada, material pedagógico desde acervo bibliográfico a instrumentos musicais necessários. Esses fatores representaram um enorme desafio para os fundadores e colaboradores da Associação. Hoje, porém, o Projeto Orquestra em Ação criado e desenvolvido pela Associação de Amigos da Orquestra é parte ativa e notável do cenário artístico rondoniense.
 
O Projeto Orquestra em Ação utiliza a Música como ferramenta de formação e burilamento do caráter, pelas características que lhes são peculiares: disciplina, método e observação. Seu propósito é contribuir para o aprimoramento cultural e inclusão social da comunidade através da arte, permitindo a livre manifestação dos talentos e a conquista da dignidade. Sendo assim, a AAO através do Projeto Orquestra em Ação, oferta ensino gratuito de música a crianças, jovens e pessoas da comunidade com os cursos de violão, guitarra, contrabaixo elétrico, flauta doce, percussão, inclusive tímpanos, instrumentos de sopro, piano, violino, viola, contrabaixo, violoncelo, canto coral, musicalização infantil. Teoria e percepção musical: componentes comuns a todos os cursos, exceto à musicalização infantil. História da Música é trabalhada de forma interdisciplinar.
 
Atualmente, cerca de 190 alunos estudam teoria musical, história da música e prática instrumental (erudita e popular), além de formar grupos musicais diversos (orquestra, camerata, quartetos e outros). 
 
Locais de funcionamento:
EEEFM Rio Urupá e Escola José Francisco dos Santos (sede da Coordenação da AAO), Comunidades Divino Espírito Santo, Mãe dos Migrantes e Nossa Senhora de Fátima.
 
Grupos Musicais da Associação de Amigos da Orquestra:
Filarmônica Orquestra em Ação, Camerata Rondon, Grupo de Flauta Doce Tom Jobim e Quarteto Uirapuru.
 
Presidente: Renata Garcia da Silva
Coordenadoria Geral: Solange Gurgacz
 

Fonte: Ana Lúcia Teixeira / Fotos: Meyrielle

Agende uma Visita
Como Colaborar
Depoimentos
Flashback

Apoiadores

Melissa Mel
Mundo Verde
SGC
Carvalho e Porto
Onda Ágil
Escola José Francisco
Governo de RO