Voltar 14 de Setembro de 2012

ATENÇÃO ALUNOS DO PROJETO CANÇÃO: FIQUEM POR DENTRO DO TEMA MEIO AMBIENTE. SUGESTÃO PARA O CONCURSO DE PARÓDIAS.


ATENÇÃO ALUNOS DO PROJETO CANÇÃO: FIQUEM POR DENTRO DO TEMA MEIO AMBIENTE. SUGESTÃO PARA O CONCURSO DE PARÓDIAS.

Pequenas atitudes, grandes mudanças

Medidas realizadas no dia a dia podem ajudar o planeta

A questão do cuidado com a biodiversidade está sendo olhada em diversas esferas da sociedade, mídia, governo, empresas e ações individuais. Desligar a televisão quando não está assistindo ou até mesmo fechar a torneira enquanto lava a louça ou escova os dentes são pequenas atitudes, mas fazem toda a diferença para a preservação dos recursos naturais.

Parceiros do meio ambiente
Um bom exemplo de como o tema da sustentabilidade é importante e merece atenção de todos é a iniciativa do bancário do Banco do Brasil, Sávio Teixeira, da agência do Leblon no Rio de Janeiro (RJ). Há dez anos ele utiliza seu tempo livre para o reflorestamento do Costão do Pão de Açúcar. O local é dominado pelo capim colonião, que tem grande combustão e com o calor provoca queimadas. Verificando a necessidade de uma intervenção no local, voluntariamente, Teixeira começou a plantar no local espécies de plantas da Mata Atlântica.

“Como tinha experiência com plantação, resolvi fazer a minha parte”, afirma. Hoje, o local voltou a ser belo e todos os primeiros domingos do mês, o bancário promove um mutirão de pessoas que queiram ajudar.

“A intenção é proporcionar experiência e educação ambiental”, explica Sávio, que ganhou o prêmio Parceiros do Meio Ambiente, da Prefeitura do Rio de Janeiro, por sua destacada ação de recuperação ambiental na cidade.

Já a empresária Margarete Pereira passou a dedicar a este segmento. “Muitos materiais ricos, como embalagens bonitas e com boa qualidade acabam indo para o lixo. Sempre gostei de reutilizar materiais e então resolvi adotá-los na minha profissão, contribuindo também com a natureza e orientando as pessoas sobre essa importância”, conta a empresária que utiliza materiais reciclados para confeccionar roupas e acessórios.

Neste ano, seus modelos de roupas sustentáveis estarão presentes no desfile do concurso Miss Paraná.

O presidente da empresa Channe Foundation Group, Adriano Channe, também resolveu adotar atitudes sustentáveis em seu dia a dia. Para evitar o desperdício de papel, estimulou na empresa o uso da intranet. “Devemos colocar em prática pequenas e grandes medidas para auxiliar na preservação ambiental. A vida na empresa deve ser extensão da vida em casa e vice-versa. Em ambas as situações devemos ser conscientes”, afirma.

Responsabilidade de todosO Instituto Akatu (SP), organização sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para consumo consciente, propõe 12 princípios norteadores que, se aplicados no dia a dia, são capazes de trazer a sustentabilidade, confira:

Planeje suas compras: Não seja impulsivo nas compras. A impulsividade é inimiga do consumo consciente. Planeje antecipadamente e, com isso, compre menos e melhor.

Avalie os impactos de seu consumo: Leve em consideração o meio ambiente e a sociedade em suas escolhas de consumo.

Consuma apenas o necessário: Reflita sobre suas reais necessidades e procure viver com menos.

Reutilize produtos e embalagens: Não compre outra vez o que você pode consertar, transformar e reutilizar.

Separe seu lixo: Recicle e contribua para a economia de recursos naturais, a redução da degradação ambiental e a geração de empregos.

Use seu crédito conscientemente: Pense bem se o que você vai comprar a crédito não pode esperar e esteja certo de que poderá pagar as prestações.

Conheça e valorize as práticas de responsabilidade social das empresas: Em suas escolhas de consumo, não olhe apenas preço e qualidade. Valorize as empresas em função de sua responsabilidade para com os funcionários, a sociedade e o meio ambiente.

Não compre produtos piratas ou contrabandeados: Compre sempre do comércio legalizado e, dessa forma, contribua para gerar empregos estáveis e para combater o crime organizado e a violência.

Contribua para a melhoria de produtos e serviços: Adote uma postura ativa. Envie às empresas sugestões e críticas construtivas sobre seus produtos e serviços.

Divulgue o consumo consciente: Seja um militante da causa. Sensibilize outros consumidores e dissemine informações, valores e práticas do consumo consciente. Monte grupos para mobilizar seus familiares, amigos e pessoas mais próximas.

Cobre dos políticos: Exija de partidos, candidatos e governantes propostas e ações que viabilizem e aprofundem a prática do consumo consciente.

Reflita sobre seus valores: Avalie constantemente os princípios que guiam suas escolhas e seus hábitos de consumo.

Fonte: previ.com.br

Agende uma Visita
Como Colaborar
Depoimentos
Flashback

Apoiadores

Melissa Mel
SGC
Epa Encadernações
Carvalho e Porto
Governo de RO