Voltar 06 de Novembro de 2010

Hora de provar o conhecimento musical


Hora de provar o conhecimento musical

Hora de provar o conhecimento musical

Projeto Orquestra em Ação: integrantes são avaliados através de métodos do Conservatório Brasileiro de Música

 

Nos dias 6 e 7 de novembro os alunos do Projeto Orquestra em Ação realizaram prova de teoria e prática musical na Escola José Francisco. No sábado dia 06, os alunos fizeram a prova prática que avalia percepção musical, prática de instrumento e prática de conjunto. Na manhã de domingo a avaliação foi do conhecimento teórico que engloba a história da música e teoria musical.

A banca avaliadora foi composta pelos professores: Solange Gurgacz, Viviane Bitencourte, Ana Lúcia Teixeira, Eliomarcio Carvalho, Wendeon França, Dieison Marcos, Edmilson Costa, José Humberto de Lima.

Segundo Viviane de Oliveira Bitencourte, professora e orientadora técnico-musical do Projeto, as provas são importantes no ensino da música, pois desta forma, pode-se avaliar o rendimento dos alunos e saber se o objetivo dos professores foi alcançado e assim estabelecer metas a serem atingidas nos estágios seguintes. “O estudo da música em Rondônia é feito na maioria da vezes de forma aleatória, temos bons músicos no estado, mas sem conhecimento de teoria musical”, analisa a professora.

A técnica de ensino do Projeto Orquestra em Ação é baseada no Programa do Conservatório Brasileiro de Música, aprovado pelo Ministério da Educação e é dividido em fundamental, com duração de oito anos; e técnico, três anos.

A aluna Ana Clara dos Santos Garparrini, 9 anos, está no projeto há pouco mais de um ano e, apesar da pouca idade, se dedica há seis anos ao estudo de piano e já percebe a diferença em seu aprendizado comparado a outras escolas que frequentou. “Gosto de saber sobre a origem da música, seu desenvolvimento, saber como me portar no palco e a postura com o instrumento que toco”.

O Projeto Orquestra em Ação é conduzido pela Associação de Amigos da Orquestra, uma ONG com sede em Ji-Paraná que oferece, desde 2003,ensino gratuito de música para cerca de 600 crianças e jovens de escolas públicas e pessoas da comunidade e está inserido na teia dos pontos de cultura de Rondônia.

Através de aulas de violino, viola, violoncello, contrabaixo, piano, flauta, canto coral, história da música e teoria musical os integrantes do projeto têm a oportunidade de buscar na música uma forma de melhoria social e comportamental, podendo assim, desenvolver a criatividade, o raciocínio e o hábito da boa música.

 Outros sites que veicularam esta informação:

http://www.centralrondonia.com.br/?secao=noticias&cid=0&id=12743

http://www.correiopopular.net/LKN/headline.php?n_id=11199&titulo=Orquestra%20aplica%20provas%20do%20Conservatório%20Nacional

Fonte: Assessoria de Imprensa do Proj

Agende uma Visita
Como Colaborar
Depoimentos
Flashback

Apoiadores

Melissa Mel
SGC
Epa Encadernações
Carvalho e Porto
Governo de RO