Voltar 27 de Setembro de 2018

Canto Coral Infantil


Canto Coral Infantil

Local: Escola Estadual José Francisco

Sextas-feiras, de 14h15 às 15h.

Canto coral é o nome dado ao conjunto de atividades ligadas a um coro ou a uma capela.

Ainda que afeito à música, o canto coral vai além das questões musicais e converte-se numa atividade que envolve a sociologia, a musicoterapia, psicologia, a antropologia, a fonoaudiologia e outras ciências afins.

Ninguém pode afirmar com exatidão quando o canto coral teve início.

O que se tem são registros que nos fazem supor a sua antiguidade. Um dos mais antigos se encontra na Caverna de Cogul na Espanha, datando do período neolítico. Essa imagem nos faz crer que existia canto e dança coletivos já na pré-história e ainda que de maneira muito rudimentar o canto coral estava presente. Os primeiros coros aparecem na Europa por volta do ano 1000 nos mosteiros e comunidades religiosas, numa herança do culto judaico, acredita-se porém, que no Séc. I os cristãos em Roma já cantavam em coro. Na Grécia Antiga se faz referência a um coro, ligado ao teatro grego.

Com o desenvolvimento da linguagem musical, no século X, se tem registro em escrita neumática que sugere o canto coletivo. No séc XII surgem os primeiros registros específicos de música feita para coro. Na atualidade o canto coral é amplamente difundido e é praticado em universidades, escolas, igrejas, associações, clubes e empresas, além de grupos independentes que realizam um trabalho de grande aceitação.

 

DISCIPLINAS

Teoria e Percepção Musical

Através de exercícios rítmicos com os recursos naturais do próprio corpo, exercícios de percepção auditiva simultânea de voz e ritmo, ditados solfejos, jogos e audição comentada de músicas populares, folclóricas e eruditas, esta disciplina desenvolve o sentido rítmico e melódico a partir da vivência musical, desperta a percepção gradativa dos elementos e conceitos estruturais da música, estimula a improvisação musical e ensina a leitura rítmica e melódica.

 

MATRÍCULAS

Local

Sala da coordenação do projeto “Orquestra em Ação”, na Escola Estadual José Francisco dos Santos, situada na Rua Porto Velho, 2336 - Bairro Dom Bosco (próximo ao Hospital Municipal) Ji-Paraná/RO.

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA

Fotocópias

CPF do aluno

RG ou certidão de nascimento do aluno

Comprovante de Residência

Cartão SUS

Declaração da Escola que estuda

RG e CPF do responsável 

1 foto 3x4

Agende uma Visita
Como Colaborar
Depoimentos
Flashback

Apoiadores

Melissa Mel
SGC
Epa Encadernações
Carvalho e Porto
Governo de RO